segunda-feira, 19 de maio de 2014

Resenha: O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Resenha: O Grande Gatsby L&PM Pocket

Título original: The Great Gatsby

Editora: L&PM Pocket
Edição: 1 

Ano: 2011 
Páginas: 204

Tradução: William Lagos
Adicione no Skoob!



Sobre: Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy, contada por Nick Carraway, um vizinho de Gatsby que vivi numa casa modesta e que se encanta com a extravagância de seus constantes festas.

ENREDO

O clássico americano conta a história de Jay Gatsby um homem rico e misterioso que vive a realizar festas extravagantes em sua mansão em Long Island. Essas mesmas comemorações chamam a atenção de Nick Carraway, o narrador da história, que passa a querer saber mais da vida do seu vizinho.

Nick é um homem jovem e de boa índole que vive numa singela casa - a única que pode pagar - ao lado de Gatsby. É com grande surpresa que encara o convite do benfeitor a uma de suas festas na mansão, sem saber, contudo, do interesse do convite.

Quando jovem, ainda um oficial da marinha em início de carreira, Gatsby se apaixonara por a bela jovem chamada Daisy, que por sua vez é prima de Nick. Ele não perde a oportunidade de chamar o vizinho na tentativa de se aproximar do antigo amor. Ela, entretanto, casara-se com outro homem extremamente rico, Tom Buchanan, e desde então ambos vivem viajando pelo mundo por razões desconhecidas.

Gatsby comprara a mansão apenas para se aproximar da idílica mulher de sua juventude, e com a ajuda de Nick pretende se relacionar cada vez com ela, mesmo com a constante presença do seu insensível, pretensioso e dominador marido. A riqueza, o amor, a amizade e a tragédia são apresentadas ao nosso narrador de um modo que ele jamais imaginara e assim vamos nos enveredando pela Era de Ouro.

"– Gatsby comprou aquela casa de propósito, porque sabia que Daisy estava morando do outro lado da baía. De repente, percebi que não eram apenas as estrelas que ele contemplava naquela noite de junho em que o avistei pela primeira vez. A partir desse momento, ele me pareceu muito mais vivo, subitamente livre daquele esplendor sem objetivo."

COMENTÁRIOS

A história se passa em Nova Iorque e na cidade de Long Island durante o verão de 1922, sendo uma crítica ao famoso "Sonho Americano". Embora a obra esteja classificada em segundo lugar no top 100 das melhores novelas do século XX, The Great Gatsby não se popularizou logo na sua primeira edição, vendendo menos de 25.000 cópias durante os 15 anos restantes da vida de seu autor.

Trata-se de um romance simples, porém com um quê a mais. Um exemplo daquilo que considero que todos os livros deveriam possuir e que atualmente é dificil de se encontrar: saber escrever pouco dizendo muito. Ter densidade no que é narrado, fazendo refletir as palavras que emanam além das páginas.

Por incrível que possa parecer, o personagem principal não é o que dá nome ao livro mas sim o primo de Daisy, Nick. Tudo é narrado de forma clara e interligada por alguém que está no futuro e sabe do que aconteceu. Parece que o próprio Fitzgerald nos conta essa história. A qual é muito triste, diga-se de passagem, sobre um homem que saiu do nada para o tudo e mesmo assim viu-se sem um propósito na vida, quando o que ele achava ter encontrado se quebrou. 

O que mais prende nossa atenção é o entorno nos personagens, o cotidiano e a forma de escrita, como já foi dito, do autor. Obviamente nem tudo é perfeito, mas pensando no que poderia ser alterado - algo que sempre faço, uma vez que é fácil criticar, o difícil é pensar e fazer algo melhor - encontrei pouquíssimas coisas, mais que não me agradam numa narrativa como leitor do que por outro motivo, e mesmo isso teve importância para o contexto da história.

TRECHO QUE DEMONSTRA UM POUCO DA ESCRITA DO AUTOR

"Eles eram pessoas muito descuidadas.[...] Quebravam e esmagavam coisas e criaturas e, então, se entrincheiravam atrás de seu dinheiro ou se escondiam por trás de sua indiferença ou seja lá o que fosse que os mantinha juntos enquanto deixavam que outras pessoas limpassem a sujeira que haviam feito..."

EXCELENTE

ADAPTAÇÕES

Muitas adaptações para o cinema ou tevê foram feitas com base nessa obra. Sendo assim, não deixe de ler o post especial dedicado apenas aos filmes. Continue lendo "clicando aqui"

The Great Gatsby - Movies from 1949, 1974 and 2013
Filmes de 1949, 1974 e 2013 respectivamente.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...